Heartstopper: uma série necessária
Heartstopper: uma série necessária
A adolescência nunca é uma fase fácil, mas quando se é um jovem gay, os desafios desta fase podem ser maiores. A série da Netflix “Heartstopper”, baseada na obra de Alice Oseman aborda esse tema de uma forma leve, mas importante, trazendo os impactos que o preconceito podem gerar na vida dos jovens.
Na série, acompanhamos a história de Charlie, um garoto de 15 anos que teve um ano bastante difícil quando seus colegas descobriram que ele era gay. Após um ano difícil com diversos episódios de bullying, o garoto busca tentar relacionar sua vida quando conhece o popular Nick, um garoto doce e atencioso, mas que tudo indica que é heterossexual. Mesmo sabendo disso, o coração de Charlie bate mais forte pelo novo amigo e a série acompanha este relacionamento.
Diferente de muitas séries que abordam a vivência homossexual, Heartstopper acerta quando aposta em um romance leve, que lembra em muito as diversas comédias românticas heterossexuais que existem no mercado. Mas ao fazer isso em uma história homossexual, ela inova não no sentido do amor, mas sim de mostrar um lado que, as vezes, o peso das histórias de preconceito deixa de lado: a possibilidade de algo feliz.
Heartstopper tem personagens cativantes e mostra um mundo com o qual podemos sonhar: onde o preconceito começa a dar lugar para aceitação e companheirismo.
Mas não se engane: também é possível perceber como o preconceito pode gerar cicatrizes difíceis de superar. Em diversos momentos e possível ver Charlie ligando com as dores do que aconteceu no ano anterior e isso se reflete também na relação problemática que o jovem possuí com seu outro colega Ben, o qual ainda não consegue ter uma relação saudável com sua própria sexualidade e acaba descontando sua frustração em Charlie.
Mas para além do drama, essa história também fala muito sobre redes de apoio. Os amigos de Charlie são um exemplo importante de o quanto o grupo de amigos é um fator fundamental nesta fase do desenvolvimento e essenciais para se ter qualidade de vida.
Heartstopper está disponível na Netflix, atualmente com 2 temporadas e já renovada para uma terceira. Além disso, os quadrinhos nos quais a série foi baseada podem ser adquiridos no link pelo site da Amazon!
Sobre o Autor
Anderson Pereira sempre foi um apaixonado por histórias e encontrou na psicologia uma forma de ajudar pessoas a partir delas. É psicologo e doutor em psicologia, além de instrutor de mindfulness e escritor. Atualmente trabalha como Psicologo Clínico, Supervisor e Professor em Diversos cursos de especialização pelo país.